Chaves: Furo de água desperta a curiosidade dos flavienses

A Câmara Municipal de Chaves encontra-se há cerca de duas semanas a realizar um furo de captação de água termomineral no Largo do Tabolado, atingindo até agora uma profundidade de 186 metros dos 250 que se pretende alcançar.

Na sequência de uma sondagem de pesquisa e captação de água termomineral juntos às Termas de Chaves, encomendada pela Câmara de Chaves, para a obtenção do terceiro furo de água termal e consequentemente o reforço do caudal de água, a cidade assiste a olhos vivos a um efeito singular com a captação de água a 74 graus centígrados com um furo de apenas 186 metros de profundidade.

Tal fenómeno faz com que a toda a zona envolvente esteja constantemente coberta de uma “nuvem de fumo”, provocada pelo vapor de água. O facto tem atraído ao local muitos curiosos, que ficam admirados com a raridade da situação.

Refira-se que o sistema de captação de água termal do Município de Chaves existente é composto por dois furos, AC1 com 92m de profundidade e AC2 com 155m. Com esta nova captação, a Câmara de Chaves quer reforçar o actual sistema, visto que se tem verificado a existência de alguns danos no furo AC1 e o caudal da exploração do furo AC2 é insuficiente para a procura necessária.

O município adjudicou a obra no valor de 133 mil euros à empresa “Sondalis Captações de Água, Lda.”, na sequência da abertura de um concurso público.

Fonte: in site Diário Atual

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s