GNR identifica suspeitos de descarga suinícola

Poluição na ribeira de Fagundo.

A GNR de Leiria anunciou esta quarta-feira ter identificado duas suiniculturas suspeitas de descarga de efluentes para a ribeira de Fagundo, na freguesia de Amor, no concelho de Leiria.
Em comunicado, a GNR informa que os militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Leiria detetaram duas fontes de poluição na ribeira do Fagundo, na manhã de terça-feira.
“Esta ação surge na sequência de uma denúncia de descargas de efluentes, que numa pronta resposta desta guarda levou à deteção e visualização de uma descarga de efluentes, realizada por uma exploração suinícola, com recurso a um tubo plástico introduzido na lagoa de depuração dos efluentes, onde, com o auxílio da força da gravidade, os mesmos eram encaminhados para uma vala, desaguando naturalmente no referido curso de água”, refere o comunicado.
A nota de imprensa diz ainda que foi detetada “uma outra fonte de poluição, efetuada por uma outra exploração pecuária, com descargas de efluentes para o solo”, permitindo o “seu escoamento natural para um coletor de águas pluviais, com ligação à ribeira em causa”.
Fonte da GNR de Leiria disse à agência Lusa que os “infratores foram identificados” e “após a recolha de toda a informação, vestígios e indícios” foram elaborados dois autos de notícia por crime de poluição, que foram remetidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Leiria.

Fonte: in site Sábado | Correio da Manhã

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s